terça-feira, 29 de julho de 2008

Concurso de Logotipo da TEM

A TEM – Associação Todos com a Esclerose Múltipla está a lançar um concurso para o seu logotipo.

Todas as propostas devem ser enviadas para tem.assoc@gmail.com, até ao dia 10 de Setembro de 2008. O vencedor será anunciado na apresentação da nova associação à Comunicação Social no dia 6 de Outubro em Braga.

O que é a Esclerose Múltipla (EM)?

A EM é uma doença crónica que não tem cura, auto-imune, de causa ainda desconhecida, lenta, progressiva e desmielinizante do Sistema Nervoso Central. Na EM, os axónios (prolongamento dos neurónios, responsável pela condução dos impulsos eléctricos) e as bandas de mielina (rodeia algumas fibras nervosas, fazendo com que tenham uma condução de impulsos nervosos mais rápida) encontram-se lesados, interrompendo a condução eléctrica e originando paralisia ou perda de funções corporais. As áreas atingidas denominam-se placas e podem variar de 1, 2mm a vários centímetros, e embora cicatrizando, não são tão eficazes na condução dos impulsos eléctricos – a lesão do axónio é irreversível, ocorrendo atrofia.

Esta doença deteriora o estado geral do paciente, provocando fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e descoordenação motora que causa dificuldades para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perda do equilíbrio em pé, dificuldade para andar, tremores, e formigueiro em partes do corpo.

A fadiga é um dos mais frequentes sintomas e incapacitantes na EM (Síndrome de Fadiga Crónica), atingindo cerca de 85% dos pacientes e é um dos poucos sintomas clínicos que pode ser previsto. A fadiga é definida como sintoma subjectivo e inesperado, como uma sensação de cansaço físico ou mental profundo, perda e energia ou mesmo exaustão, é sentimento de perda de energia física ou mental que pode afectar as actividades quotidianas. (Que bom era ter uma cama no emprego.)
Em alguns casos pode causar insuficiência respiratória, incontinência ou retenção urinária, alterações visuais graves, perda de audição, depressão e impotência.

Vários estudos identificam algumas alterações sociais associadas a portadores da EM:

Cerca de 12 anos após o início da doença, mais de 60% dos doentes encontram-se desempregados e aqueles que se mantêm a trabalhar auferem piores remunerações (LaRocca e col., 1985; Mindem e col., 1987).

Em 62,5% dos casais onde um dos elementos sofre da doença existem situações de discórdia conjugal significativa (Braham e col.; Power, 1985).

As crianças que têm um progenitor com EM apresentam níveis elevados de disforia, ansiedade e alterações do comportamento (Braham e col.; Power, 1985).

40% dos doentes de com EM passam o dia sozinhos e 50% não tem suporte familiar adequado ou outro tipo de suporte social (Colville, 1983 e Harper e col., 1986)

A EM é detectada em plena fase activa da vida. Estes doentes são novos para irem para a reforma ou um lar e são velhos para irem para uma creche.

ESCLEROSE MÚLTIPLA
www.youtube.com/watch?v=rTX61qR5gfY&feature=related
www.youtube.com/watch?v=gciV1z-FMe4&feature=related
www.youtube.com/watch?v=hitXTJixN90&feature=related

Vivir con Esclerosis Múltiple
www.youtube.com/watch?v=Gzo80fQ-o-o&feature=related

RTP Esclerose Múltipla 20/10/2007
www.youtube.com/watch?v=GQuIgmENUjM&feature=related

RTP 1 - Anthony Netto - EM
www.youtube.com/watch?v=uSkpYoZPunQ

TVI – EM 25/11/2007
www.youtube.com/watch?v=bfrgOtsmVz8&feature=related

Iordonov, jogador do Sporting de futebol (esclerose múltipla)
Javier Artero - jogador espanhol de futebol (esclerose múltipla)Richard Pryor, actor de cinema (esclerose múltipla)

O que é a TEM?

Fundada em 2008, a TEM – Associação Todos com a Esclerose Múltipla, é uma associação de âmbito nacional e sem fins lucrativos. A sua sede provisória é na junta de Freguesia da Sé, sita na Rua D. Afonso Henriques nº1, 4700-030 Braga. E tem como objectivos prioritários:
apoio aos doentes de Esclerose Múltipla (EM) que podem albergar doentes de outras patologias do foro neurológico (Alzheimer, EM e Parkinson), procurando proporcionar-lhes as melhores condições de tratamento e a mais rápida e completa reinserção sócio-profissional;
organização de campanhas, actuando não só a nível da comunicação social mas também através de uma acção sensibilizadora junto do público em geral;
promoção da investigação científica e da partilha de conhecimentos, em todos os campos relacionados com o tratamento do doente de EM.

A TEM privilegia a multidisciplinaridade e o trabalho em equipa, sendo constituída por doentes e seus familiares, por profissionais de saúde de diversos ramos e categorias laborais (médicos, enfermeiros, psicólogos, etc.) e por profissionais de outras áreas (assistentes sociais, advogados, etc.), estando aberta à participação de todos aqueles que, directa ou indirectamente, pretendam contribuir para a prossecução dos seus fins.

Pretende criar um Centro Multidisciplinar para Doenças Neurodegenerativas (CMDN), em particular para a EM, que pretende dar apoio aos doentes e familiares, privilegiando a multidisciplinaridade, assistida por todas as valências com neurologia, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, apoio jurídico, etc. Pretende igualmente funcionar como centro de dia para os doentes, que por razões de saúde, já não tenham ocupação profissional.